sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que é o silêncio?

1
O grande cartaz na parede esquerda, ao lado das escadarias do metrô, chamou a atenção de Emily. Leu as palavras gigantes e continuou caminhando apressada, pois estava atrasadíssima para um compromisso importante.
Seus pés seguiram o curso, enquanto sua mente repetia a pergunta. "O que é o silêncio?" Ora, o silêncio é a ausência de sons - respondeu-se.
Num primeiro momento considerou a questão simplória e extremamente óbvia. No entanto, uma intrigante interrogação persistiu. Seria o silêncio mais do que a falta de ruídos? Talvez ela devesse analisar por outro prisma. Poderia a falta de sons representar o medo, por exemplo. O silêncio talvez seja o mistério, o embaraço, o temor, a precaução, o respeito, a veneração. Silenciar pode ser um subterfúgio, camuflado por aparente reflexão - ou educação? De qualquer modo, o silêncio instiga e exaspera, tanto quanto sossega e aniquila.
Pessoas muito quietas inspiram curiosidades: "Em que está pensando?" Tendo nós mesmos como parâmetro, concluímos que se alguém não fala é porque está escondendo algo. Deduzimos desta forma porque estamos realmente sempre pensando e escondendo algo. Calamos por fora, porém continuamos falando por dentro. Alguns pensam e não revelam - ou afirmam não estarem pensando em nada. Agonizante! Ora, mesmo quando não tem importância alguma, importa. Queremos saber!
Calar é passar a vez, para poder escutar. No entanto, nem sempre quem não está falando, está escutando. É comum, muitos falarem e ninguém se ouvir - continuou Emily, em seus devaneios.
Deveria ser assim, ao menos. Quanto mais ansioso, mais falante, então? Ao pensar isso, Emily riu interiormente. Ela se considerava boa ouvinte, embora ficasse reorganizando seus pensamentos, enquanto o interlocutor se expressava. Normal. Todo mundo faz assim, não é mesmo? É difícil desligar nosso estímulo cerebral enquanto ouvimos. Escutar o outro com cem por cento de atenção - quem consegue? Seria como entrar na cabeça de quem está falando. E para isso precisaríamos abandonar a nossa. Não é fácil esquecermos de nós e nos deixarmos de lado.
Um minuto de silêncio. Mesmo em eventos onde pedem um minuto de silêncio, os sons não cessam. Emily já estava confortavelmente instalada na cadeira do dentista, sem no entanto deixar de meditar sobre o assunto. Haveria uma resposta para a pergunta do cartaz? Talvez fosse uma chamada para lançamento de algum produto novo. É mesmo!... nem lera o que estava escrito nas letras menores. Passaria por lá novamente e mataria a charada.
Atravessou a plataforma do metrô quase correndo, impulsionada pela curiosidade em saber do que se tratava o anúncio. E quando postou-se em frente ao cartaz, percebeu que nas letras menores estava escrito apenas: "Você sabe?"
Emily não podia negar que ficara decepcionada. Sentiu-se vítima de uma pegadinha.
E depois daquele dia, passou a pensar umas dez vezes antes de pensar demais.

Rosa Mattos

3 comentários:

  1. Oi Rosa.. gostei muito do teu estilo de escrever.
    Pude notar algumas das características de um conto tal como contar uma história visivel mas com outra história secreta. Além do efeito surpresa que se produz quando o final da história secreta aparece na superfície. O conto é constrído para fazer aparecer artificialmente algo que está oculto. Reproduz a busca sempre renovada de uma experiência que nos permita ver, sob a superfície opaca da vida, uma verdade secreta.
    Parabéns... acho que você devia investir mais nos contos...
    Obrigado pela participação aqui na Sociedade.
    Bjos
    Carpe Diem!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Kleber. Tens boa percepção.

    Ultimamente tenho escrito mais contos que poemas. Estou me desafiando a escrever breves textos tragicômicos. Vamos ver no que dá. rs

    Passei a escrever poemas bem tarde, instigada por um amigo a participar de um concurso. Acho que estão mais para prosa poética do que poesia propriamente dita. Os contos sempre foram minha paixão.

    Obrigada. Fico grata pelas palavras.

    bj

    ResponderExcluir
  3. Rosa,

    A importância de um silêncio é marcada pela PAZ espiritual, num momento de conturbação das almas, que não se entendem e acabam por se afastarem...
    O saber calar, diante de certas atitudes requer um grande aprendizado para o alívio das emoções sentidas.

    Seu texto reflete um olhar agudo para o silêncio entre as pessoas.

    Beijos.

    ResponderExcluir